RESUMO PROVA GEOGRAFIA
- Agentes internos
(formadores e modificadores do relevo) ou endógenos: vulcanismo, tectonismo e os abalos
sísmicos (terremotos). Todos eles estão ligados, de alguma maneira; ao
movimento das placas tectônicas (causado pelo calor e pela pressão do interior
da terra.
-Tectonismo ou
diastrofismo:
Compreende todos os movimentos que deslocam e deformam as
rochas que constituem a crosta terrestre, que se manifesta por movimentos
verticais (epirogênicos = continente) e movimentos horizontais (,orogênicos =
formação de montanhas)
- Agentes externos ou
exógenos: Também chamados de agentes erosivos.
* A água – É o mais importante agente erosivo do relevo; uma
vez que age sob várias formas: chuva (pluvial), rios (fluvial), gelo (glacial),
mares (abrasão marinha) e água subterrânea.
As águas do mar modelam as linhas de costa, modificando
constantemente os litorais. O trabalho erosivo das águas do mar também pode ser
destrutivo e construtivo.
*Formas de abrasão
marinha (erosão das ondas):
A) Falésias (costas altas)
B) Restingas – Corões de areia que se
formam paralelamente à costa, quando o mar realiza um lento trabalho de
acumulação ou deposição. Quando a restinga se fecha, forma lagos ou lagoas
costeiras, como a lagoa dos Patos, no rio Grande do Sul.
C) Recifes – São formações que podem se
originar da consolidação de areia de antigas praias (recifes de arenito) ou de
acumulação de corais (minúsculos animais marinhos)
D)Tômbolos – São línguas ou cordões de
areia que ligam uma ilha ao continente.
-É importante conhecer as formas de relevo para as atividades
humanas, ao interferir nessas formas; respeitem a natureza e não provoquem a
desagregação do meio ambiente. Além disso, o homem com esse conhecimento pode
aproveitar melhor as potencialidades oferecidas pelas diferentes formas de
relevo.
*Nota
- Curva de nível: linha que em um mapa topográfico une pontos
de mesma altitude.
-Curvas de nível muito juntas indicam terreno íngreme
(acidentado), ao contrário, linhas afastadas; indicam terreno pouco íngreme.
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