Centro Educacional – 166 Santo André Valor da Avaliação: 10,0 Valor da atividade: Nota:
Aluno(a): N.º Data:
( ) Ensino Fundamental ( X) Ensino Médio 1º (A) (B) Disciplina: Língua e Literatura Portuguesa
Professor (a): Silvia de Nicolai ( X) Avaliação ( )Avaliação/Recuperação Etapa: 1ª
Objetivo: textos Literários e não literários através da palavra e de imagens.
Instruções: Respostas à caneta com tinta de cor preto ou azul. Não usar corretivo (branquinho). Respostas à
lápis não serão consideradas. Valor de cada questão 2,0.
Comentário do (a) professor (a), caso necessário:
ATIVIDADE PARA 19/03/2012 Impreterivelmente
1 - Na busca constante pela sua evolução, o ser humano vem alternando a sua maneira de pensar, de sentir e de criar, Nas últimas décadas do século XVIII e no inicio do século XIX, os artistas criaram obras em que predominam o equilíbrio e a simetria de formas e cores, imprimindo um estilo caracterizado pela imagem da respeitabilidade, da sobriedade, do concreto e do civismo. Esses artistas misturaram o passado ao presente, retratando os personagens da nobreza e da burguesia, alem de cenas míticas e historias cheia de vigor.
Atualmente, os artistas apropriam-se de desenhos, charges, grafismo, e até de ilustrações de livros para compor obras em que se misturam personagens de diferentes épocas, como na seguinte imagem:
A
|
Romero Brito. “Gisele e Tom”
|
C
|
Andy Warhol. “Marilyn Monroe”
| ||
B
|
Andy Warhol. “Michael Jackson”
|
E
|
Pablo Picasso. “Retrato de Jaqueline Roque com as Mãos Cruzadas”
| ||
D
|
Funny Filez.. “Monabean”
|
2- O transtorno do comer compulsivo
O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, nos últimos anos, como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos compensatórios. Os episodio vem acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o fato de comer, sentimentos de culpa e vergonha.
Muitas pessoas com essa síndrome são obesas, apresentando uma historia de peso, pois a comida é usada para lidar com problemas psicológicos. O transtorno de comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais frequentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo
Considerando as ideias desenvolvidas pelo autor, conclui-se que o texto tem finalidade de:
a- Descrever e fornecer orientações sobre a síndrome da compulsão alimentícia
b- Narrar a vida das pessoas que tem o transtorno do comer compulsivo
c- Aconselhar as pessoas obesas a perder peso com métodos simples
d- Expor de forma geral o transtorno compulsivo por alimentação
e- Encaminhar as pessoas para a mudança de hábitos alimentícios
3- A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrado, mas fácil de ser identificada, e acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude de desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas.
No texto, menciona- se que a gentileza extrapola as regras de boa educação. A argumentação construída
a- Apresenta fatos que estabelecem entre si relações de causa e de consequência
b- Descreve condições para a ocorrência de atitudes educadas
c- Indica finalidade pela qual a gentileza pode ser praticada
d- Enumera fatos sucessivos em uma relação temporal
e- Mostra oposição e acrescenta ideia
4-
O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passiveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação a melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é
a- A velocidade, que permite ao músculo executar uma sucessão rápida de gestos em movimentação de intensidade máxima.
b- A resistência, que admite a realização de movimentos durante considerável período de tempo, sem perda da qualidade da execução.
c- A flexibilidade, que permite a amplitude máximas de um movimento, em uma ou mais articulações, sem causar lesões.
d- A agilidade, que possibilita a execução de movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção.
e- O equilíbrio, que permite a realização dos mais variados movimentos, com o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base.
5 - O folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular e folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho e significados, Dançar a cultura de outras regiões e conhecê-la , é de alguma forma se apropriar dela, e enriquecer a própria cultura.
As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, e obra de um povo que cria, recria e a perpetua.
Sob essa abordagem deixa-se de identificar como dança folclórica brasileira
a- O Bumba meu boi, que é uma dança teatral onde personagens contam uma historia envolvendo critica social morte e ressurreição.
b- A quadrilha das festas juninas, que associam festejos religiosos a celebração de origens pagãs envolvendo colheita e a fogueira.
c- O congado, que é uma representação de um reinado africano, onde se homenageia santos através de musica, cantos e dança.
d- O balé em que se utiliza músicos, bailarinos e vários outros profissionais para contar uma historia em forma de espetáculo
Obs.: Você pode imprimir da forma que está ou aproveitar melhor a folha de impressão. As imagens podem ser coloridas ou não. Depende de seu gosto e necessidade.
Abraço Fraterno
Professora Silvia Nicolai
P.S.: Respondam com responsabilidade e aproveitem as atividades para ficarem cada dia que passa melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário