NOME _____________________________________ Nº ______ SERIE ______
DATA _____/____
Objetivo da atividade: Praticar através de exercícios de
fixação a aplicação de: sinônimos, antônimos, denotação e conotação, paráfrase,
ambigüidade, pressuposição e Paráfrase. (Folha complementar)
Entregar impreterivelmente em 10.3.2012 Enviada em 05.3.2012
1 – “O barbeiro deixou o salão
todo perfumado.”
a) Explique os dois sentidos
dessa frase.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
b)Por que se dá essa ambiguidade?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
2 – “A faxineira deixou o salão todo perfumado.”
a) Traduza em outras palavras o
sentido dessa frase.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
b) Por que ela não é ambígua,
como a frase da questão anterior.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
3 – O faxineiro deixou o salão
todo esburacado.”
a) Levando em conta o mecanismo
de concordância, é possível imaginar que esburacado
esteja associado a faxineiro?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
b) Levando em conta o nosso
conhecimento pragmático da língua, é razoável imaginar que esburacado se refira a faxineiro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
4- I. Os nossos parceiros nos
trouxeram muitas boas notícias.
II. Os nossos parceiros nos trouxeram muito boas notícias.
Sobre as duas frases podemos
dizer que:
a) Ambas
são corretas e possuem o mesmo sentido.
b) Em
I, a palavra muitas, por imposição
da concordância, só pode estar associada a boas.
c) Em
II, a palavra muito, como está
invariável, só pode estar associada a boas.
d) O
enunciado I não faz sentido.
e) O
enunciado II quer dizer que as notícias eram numerosas, mas não muito
agradáveis.
5 – “Ama o pai o bom filho e por ele é amado.”
Do modo como está redigida, essa afirmação é ambígua.
Alterando apenas a colocação das palavras, dê os dois
sentidos possíveis para ela.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
6 – (FGV – SP) A frase a seguir apresenta ambigüidade:
“Ministro falará da crise no Canal 17.”
Reescreva essa frase, alterando a ordem das palavras para
eliminar a ambiguidade; na resposta, acrescente uma vírgula à frase.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
7 – (FGV-SP) No parágrafo a seguir, há um período em
destaque. Esse período apresenta ambigüidade. Reordene-o desfazendo-lhe a
ambigüidade:
“A comemoração do tricampeonato foi discreta na Alemanha. A festa no Brasil do tetra foi exuberante.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
8 – (UFG-GO) O ministro Paulo Renato Souza, da Educação, no
programa Boa tarde, Brasil, afirmou:
É preciso investir no ensino médio. Nós já definimos uma reforma
para o ensino que vai de encontro ao
que os alunos querem, que é mais flexibilidade.
Sérgio Nogueira Duarte. “Língua viva”. Jornal do
Brasil, Rio de
Janeiro, 27 de setembro de 1998, pág. 16.
Considerando nessa afirmação a expressão vai de encontro ao,
o que o ministro queria dizer? O que ele realmente disse?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário