domingo, 4 de março de 2012

Exercícios 1! Português.


NOME _____________________________________ Nº ______   SERIE ______  DATA _____/____

Objetivo da atividade: Praticar através de exercícios de fixação a aplicação de: sinônimos, antônimos, denotação e conotação, paráfrase, ambigüidade, pressuposição e Paráfrase. (Folha complementar)

Entregar impreterivelmente em 10.3.2012                           Enviada em 05.3.2012


1 – “O barbeiro deixou o salão todo perfumado.”
a) Explique os dois sentidos dessa frase.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

b)Por que se dá essa ambiguidade?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

2 – “A faxineira  deixou o salão todo perfumado.”
a) Traduza em outras palavras o sentido dessa frase.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .
b) Por que ela não é ambígua, como a frase da questão anterior.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

3 – O faxineiro deixou o salão todo esburacado.”
a) Levando em conta o mecanismo de concordância, é possível imaginar que esburacado esteja associado a faxineiro?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

b) Levando em conta o nosso conhecimento pragmático da língua, é razoável imaginar que esburacado se refira a faxineiro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

4- I. Os nossos parceiros nos trouxeram muitas boas notícias.
   II. Os nossos parceiros nos trouxeram muito boas notícias.

Sobre as duas frases podemos dizer que:

a)      Ambas são corretas e possuem o mesmo sentido.
b)      Em I, a palavra muitas, por imposição da concordância, só pode estar associada a boas.
c)      Em II, a palavra muito, como está invariável, só pode estar associada a boas.
d)      O enunciado I não faz sentido.
e)      O enunciado II quer dizer que as notícias eram numerosas, mas não muito agradáveis.



5 – “Ama o pai o bom filho e por ele é amado.”

Do modo como está redigida, essa afirmação é ambígua.
Alterando apenas a colocação das palavras, dê os dois sentidos possíveis para ela.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

6 – (FGV – SP) A frase a seguir apresenta ambigüidade:

“Ministro falará da crise no Canal 17.”

Reescreva essa frase, alterando a ordem das palavras para eliminar a ambiguidade; na resposta, acrescente uma vírgula à frase.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

7 – (FGV-SP) No parágrafo a seguir, há um período em destaque. Esse período apresenta ambigüidade. Reordene-o desfazendo-lhe a ambigüidade:

“A comemoração do tricampeonato foi discreta na Alemanha. A festa no Brasil do tetra foi exuberante.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

8 – (UFG-GO) O ministro Paulo Renato Souza, da Educação, no programa Boa tarde, Brasil, afirmou:

É preciso investir no ensino médio. Nós já definimos uma reforma para o ensino que vai de encontro ao que os alunos querem, que é mais flexibilidade.
                                           
 Sérgio Nogueira Duarte. “Língua viva”. Jornal do Brasil,                                                                                                      Rio de Janeiro, 27 de setembro de 1998, pág. 16.

Considerando nessa afirmação a expressão vai de encontro ao, o que o ministro queria dizer? O que ele realmente disse?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário