domingo, 4 de março de 2012

Exercícios 2! Português.


NOME _____________________________________ Nº ______   SERIE ______  DATA _____/____

Objetivo da atividade: Praticar através de exercícios de fixação a aplicação de: sinônimos, antônimos, denotação e conotação, paráfrase, ambigüidade, pressuposição e Paráfrase.

Entregar impreterivelmente em 09.3.2012                           Enviada em 05.3.2012
1. Complete com sinônimo:

a) o que não se pode dizer é____________________
b) o que não se pode dizer é ___________________
c) o que não se pode decompor é ________________
d) o que não se pode executar é ______________________
e) o que não se pode descrever é _____________________________

2. Substitua o que está em destaque por um sinônimo:

a) palavras que comovem= palavras ________________________
b) homens que criam= homens ____________________________
c) políticos que mentem = políticos __________________
d) pessoas que enojam= pessoas ______________________
e) cenas que se repetem= cenas _______________________

3. Transcreva as frases, substituindo as palavras em destaque por sinônimos:

a) Há alguns assomos de corrupção no Congresso.
___________________________________________________________________________________.
b) Ele tem idéias muito arrojadas para o seu tempo.
___________________________________________________________________________________ .
c) Fiz o serviço com capricho.
___________________________________________________________________________________ .
d) Você tomou uma atitude cavalar.
___________________________________________________________________________________ .

4. Complete com o antônimo da palavra em destaque. Dica: procure no Google ou no dicionário; fuja de palavras convencionais e já conhecidas, faça a diferença: inove seu vocabulário.
a) Todos falavam da fatuidade do orador, e não da sua _______________________________________ .
b) A transformação não foi rápida, mas sim ________________________________________________ .
c) Havia dois homens barbados e três completamente _________________________________ na quadrilha.
d) Vocês não são egoístas; muito ao contrário, vocês são _______________________________ .

5. Assinale o antônimo de sagaz:
a) doentio                    b) ignorante                 c) ingênuo                    d) ligeiro                      e) n.d.a.

6 – Através de pesquisa, dê de um a dois exemplos de:

a)      Frases ou orações ambíguas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .




b)      Outras que usam de Pressuposição.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .
c)      e ainda  que consiste(m) em Paráfrase.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

7 – Leia com atenção o trecho a segui, extraído do livro Cândido ou o Otimista, escrito pelo famoso filósofo francês Voltaire.

      A senhora baronesa, que pesava mais ou menos trezentos e cinqüenta libras*, granjeara, com isto, consideração final especial, e fazia as honras da casa com tal dignidade, que ainda mais respeitável se tornara. Sua filha Cunegundes, com seus dezessete anos, era viva de cores, gorda, fresca, apetitosa.

  • A libra é um a medida de massa, igual a 0,453 Kg, aproximadamente meio quilo.

a)      Da leitura do texto, pode-se concluir que:

  • Cunegundes era gorda; mas a baronesa, fazendo-se a conversão de libra para Kg, nem tanto.
  • A palavra gorda, na época, tinha sentido positivo, como nos dias atuais.
  • Pelo contexto, depreende-se que a palavra gorda, na época, podia ter o mesmo sentido que hoje, mas não a mesma imagem social.
  • O texto satiriza a baroneza por seu muito gorda.
  • Pelo contexto, depreende-se que o verbo granjear tem sentido negativo.


b)      Levando em consideração o contexto em que aparece, podemos dizer que a palavra fresca:

  • denota antipatia, arrogância.
  • Denota uma qualidade física., pois vem associada à palavra gorda.
  • Indica uma qualidade valorizada positivamente, pois ocorre numa seqüência de termos marcados por esses traços.
  • Indica uma propriedade neutra, nem positiva nem negativa.
  • Indica um traço negativa no meio de outros traços positivos.

8 – “Nossa indústria aposta em qualidade e preços baixos.” Levando em conta o fato de que, em geral, a publicidade não tem a menor intenção de desvalorizar um produto, essa frase produz um significado contrário ao pretendido pelo redator?
a) O que o redator pretendia dizer?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

b)O que ele realmente disse?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário